segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Primavera de todos nós


"Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." 
Cecília Meireles. 


Em “A Primavera de Cecília, Beatriz Abuchaim situa a primavera de todos nós com contos delicados, sob um olhar preciso e sensível tratando das coisas que nos acontecem, tendo como protagonistas adolescentes. Nada mais primaveril.

Em minha leitura, as cenas passaram-se rápidas, mas com a duração exata do que cada palavra queria transmitir. Facilmente transportei-me e vivi na primeira pessoa cada um dos personagens. Beatriz toca no ponto da alma sonhadora, da alma que se confronta e que se refaz, tonta de sentimento. Profunda, é o que posso dizer. Simples, como é a vida.

"Vovô achava que as ideias são como ondas do mar. Todas elas contêm uma promessa de recuo, uma promessa de crescimento e uma promessa de avanço. “Seja terra para suas ideias, Cecília. Permita que elas arrebentem em você, absorva o sal que elas carregam, deixe os caranguejos invadirem seus espaços, amoleça seu corpo, sejas porosa ao afago das ondas. Todos estamos fadados ao ir e vir do que queremos que volte e do que desejamos que desapareça. A bênção, com ares de maldição, acontece sempre.” (ABUCHAIM, 2012, p.72-73).


Por Angela Hofmann, nov / 2012.

A Primavera de Cecília
Beatriz Abuchaim
Ed. Artes Ofícios
2012

Um comentário:

ÂNGELA HOFMANN disse...

Anunciados os finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura 2013

"A primavera de Cecília" está entre os três finalistas da categoria infanto-juvenil.

Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de dezembro, às 20h, em cerimônia no Teatro Renascença.

Viva!