quarta-feira, 16 de abril de 2014

YVY PORÃ PORAU E O RIO DE MEL livro infantojuvenil



"YVY PORÃ PORAU E O RIO DE MEL"

meu primeiro livro infantojuvenil.

Texto: Ângela Hofmann
Ilustrações Dane D'Angeli.
Editora Mediação, 2014.


Capa e contracapa
 " Para este projeto busquei a produção de pinturas gestuais impregnadas de emoção e poesia para servirem como pano de fundo para as personagens principais viverem a intensa história de amor, generosidade e gratidão que permeia as páginas do livro."  
Dane D'Angeli, artista plástico, designer gráfico e  ilustrador.



A história deste livro se passa em Yvy Porã, um povoado formado por pessoas vindas de várias aldeias indígenas que haviam perdido seus parentes.

Com o passar dos anos, devido a uma crença espalhada na região, o que antes era abundante passou a ser para eles pouco e escasso. Quase nada tinham, quase nada sabiam, quase nada queriam, nem mesmo conseguiam mais ter seus filhos.

Dentre as mulheres, Jaci, certa noite, teve um sonho com um pequeno animal que indagava a ela onde estavam as crianças. Seu esposo Rayra então lhe pediu “teçá”, “olhos atentos”, pois uma mensagem importante parecia ter chegado para todos os que lá moravam. 

E foi assim que Yvy Porã se transformou em
 Yvy Porã Porau...

 O sonho de Jaci



  “Yvy Porã Porau e o Rio de Mel” trata de temas pertinentes a todos nós brasileiros, como as sociedades indígenas emergentes, as relações de reciprocidade e trocas, a comunicação com os demais seres da natureza, e o resgate da identidade e da memória ancestral como continuidade da sobrevivência dos povos e do próprio planeta.

Ibotirama: detalhe da ilustração interna

Um comentário:

Adriana Oliveira disse...

ANGELA,
NÓS, DO GRUPO ETNIAS LEMOS TEU LIVRO E FIZEMOS UMA RELETURA DA HISTÓRIA EM FORMA DE TEATRO. TEUS ALUNOS PODEM SER AS EIRATIS, E O RIO DE MEL A GENTE FAZ COM TNT E ENFEITA COM LANTEJOULAS AMARELAS, QUE TU ACHAS?
SE DER, QUEREMOS NOS APRESENTAR PARA VCS NA QUARTA QUE VEM A TARDE.
A HISTÓRIA É UMA DELICIA! ADOREI MESMO! ABS